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Guia Básico de Microfonação recomendadas para Igrejas.

Guia Básico de Microfonação recomendadas para Igrejas.

Diariamente recebemos diversas perguntas pedindo dicas sobre áudio em igrejas e casas de culto em geral. Todas sempre muito interessantes e algumas até inovadoras, as perguntas abordam os mais variados temas, envolvendo microfonação de instrumentos ou da congregação, que tipo de microfone usar para o pastor, bispo ou palestrante, como utilizar sistemas sem fio e outras.

Resolvemos separar algumas das mais recorrentes para ajudar você a deixar o áudio de sua igreja ou casa de culto ainda melhor. Vale lembrar que as dicas aqui valem não apenas para igrejas, mas para templos religiosos e casas de culto em geral, por isso não vamos usar termos como “pastor”, “bispo”, etc., apenas o termo “palestrante” para nos referirmos a quem está conduzindo o culto. O mesmo vale para “igreja” para nos referirmos à casa de culto.

Não existe uma fórmula mágica que sirva para todas as situações, afinal a acústica e o sistema de áudio de cada igreja é diferente. O que sugerimos nessa postagem é uma maneira geral de enxergar a microfonação e cabe ao técnico de cada igreja escolher a melhor opção para seu templo.

DICA 1: Microfone do palestrante

Pode ser utilizado um microfone com fio de mão ou um sistema sem fio, idealmente com cápsula cardióide ou supercardióide – independentemente de ser bastão, lapela ou headset. Se houverem retornos de chão com a voz dele, o ideal é deixar os retornos sempre a 45º do microfone, nunca imediatamente à frente do mic!

Outro opção é um microfone gooseneck no púlpito. Nesse caso, recomendamos a cápsula cardióide e, se houverem retornos de chão, também a 45º nas costas do microfone. Nunca utilize um microfone omnidirecional se a vor do palestrante for enviada ao sistema de PA.

DICA 2: Microfonando o coral

Nesse tipo de aplicação, o objetivo é captar múltiplas fontes sonoras ou podemos ainda imaginar o coral como uma fonte sonora mais “larga” ou ampla. Nem sempre um só microfone é capaz de captar de forma adequada essa grande fonte sonora e, obviamente, o uso de mais microfones pode ser necessário, o que nos introduz a alguns princípios básicos (como a regra do 3-para-1 descrita adiante).

Usando apenas um microfone, o posicionamento ideal é um pouco acima da cabeça dos cantores da primeira fila do coral e instalado bem no centro do coral (seja fixado no teto ou em um pedestal). Nessa configuração, um microfone cardióide é capaz de captar bem entre 15 e 20 vozes distribuídas de forma retangular ou trapezoidal. Se o coral for maior ou tiver formato diferente, vai ser necessário utilizar mais microfones e para isso é importante respeitar algumas regras:

  • Use o menor número de microfones possível. Quanto menos, melhor!
  • Evite captar o mesmo cantor do coral com mais de um microfone.
  • Divida o coral em seções e determine qual seção cada microfone vai captar. Aproveite a divisão natural do coral, se ela existir.
  • Se a divisão do coral for por tipo vocal (soprano, tenor etc.), considere cada parte como uma seção.
  • Se o coral for uma só divisão e for grande, utilize a seguinte regra de espaçamento entre os microfones: um microfone a cada 2 ou 3 metros.
  • Se o coral for profundo (mais de 6 ou 8 filas), considere duas seções de 3 ou 4 filas (metade) e ajuste os microfones de 2 a 3 metros de distância lateral um do outro.
  • Um par de microfones estéreo podem ser uma excelente opção também, oferecendo captação natural e vibrante.
  • Muita atenção à regra do 3-para-1 (explicação abaixo).

Uma regra muito especial é a regra do 3-para-1, pois ela não causa qualquer transtorno “forte” como uma microfonia ou um ruído no áudio, mas causa um efeito devastador; comb-filter ou filtro pente.

Comb filtering acontece quando mais de um microfone captam o mesmo som e esses microfones estão a distâncias diferentes da fonte sonora. Isso causa o corte de diversas frequências na faixa audível comprometendo o áudio final, que fica sem brilho, “magro” e estranho. Para evitar isso, a distância entre um microfone e outro deve ser pelo menos 3 vezes a distância de qualquer um dos microfones para a fonte sonora. Ou seja, se você estiver usando 3 microfones e sua fonte sonora estiver a 10cm de algum deles, a distância entre eles (de um para o outro) deve ser de pelo menos 30cm.

Em geral, não é necessário colocar muito volume no PA dos microfones do coral, pois o próprio volume do coral já é bem alto e preenche bem o ambiente. E, claro, quanto mais longe esses microfones estiverem do PA, melhor! Não recomendamos o uso de microfones omnidirecionais nessas situações, porém já vimos algumas aplicações específicas onde eles funcionaram muito bem.

DICA 3: Microfonando o público

Em algumas situações é interessante captar o áudio do público, como em gravações ou transmissões broadcast de cultos e eventos festivos. Nesse caso, o ideal é utilizar um microfone estéreo pendurado sobre a platéia ou, se não for possível, utilizar um mic cardióide no palco apontado diretamente para o público. É muito importante manter um volume separado desse mic e mixá-lo com o resto no último momento – e, claro, jamais enviar o áudio dele de volta para o público. Dica importante: cuidado para não apontar esse microfone para a parede do fundo da igreja, pois você vai captar reverberação, retorno do PA e outros sons indesejáveis!

DICA 4: Microfonando a banda

A microfonação da banda deve ser feita de forma semelhante a shows e eventos musicais. Microfones próximos às fontes sonoras, apenas a quantidade de microfones necessários, nenhum microfone direcionado às caixas do PA ou do retorno. Preferencialmente, a banda deve ficar o mais distante possível do palestrante ou de algum convidado que tenha o microfone aberto.

DICA 5: Regra Geral

Regra Geral: Lembre-se que se o áudio que você está captando será enviado ao PA, o microfone deve estar O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL da fonte sonora e se essa distância for maior de 30 cm. (aproximadamente) é muito difícil conseguir um nível de ganho aceitável sem causar microfonia.

Esperamos que esse artigo tenha não apenas informado, como contribuído para elucidar e acima de tudo abrir portas e derrubar barreiras. E no mais, estamos aqui para empenhados e dar todo suporte necessário para não apenas ajudar a solucionar os eventuais contratempos técnicos entre você e seu equipamento, como também abrir um canal direto e amigável de comunicação. Conte conosco!

Envie-nos sua dúvida no atendimento@tectronica.com.br ou fale conosco através do nosso WhatsApp!

Orçamento

Oferecemos orçamentos rápidos e sem custo, pois sabemos que o seu evento não pode aguardar!

Orçamentos nos menores prazos do mercado:

Compreendemos a importância que seu equipamento tem para o sucesso do seu evento ou show. No entanto, identificar os motivos de um defeito em equipamentos de alta tecnologia pode ser uma tarefa complexa e demorada. Para garantir um conserto rápido e eficiente, nossa equipe de técnicos experientes e treinados pelos fabricantes realiza uma avaliação precisa dentro de um dos prazos mais curtos do mercado. Uma vez aprovado o orçamento, o prazo para concluir o reparo do seu equipamento é curto. Caso opte por não prosseguir com o conserto, pedimos que nos contate por meio de nossos canais e nos informe o motivo da recusa. Pedimos o prazo de um dia útil para fecharmos o equipamento para fazer a devolução.

Orçamento gratuito:

Ao contrário de outras empresas do setor, na Tectrônica não cobramos pela realização do orçamento. É uma honra para nós que você confie em nosso trabalho e, como forma de agradecimento, oferecemos a você a avaliação sem custo. Além disso, dispomos de diversas opções de pagamento, com parcelamentos e prazos que facilitam e se encaixam no seu orçamento. Para enviar seu equipamento para avaliação, basta clicar aqui.

Peças originais em estoque:

A Tectrônica dedica-se exclusivamente à utilização de peças originais e novas importadas diretamente dos fabricantes. É verdade que essa escolha pode aumentar ligeiramente os custos em comparação com fornecedores que utilizam peças remanufaturadas e nacionais. Entretanto, a qualidade e a confiabilidade das peças importadas são incomparáveis, garantindo uma probabilidade ínfima de reincidência de problemas e total compatibilidade com o equipamento em questão.

Garantia

A Tectrônica oferece assistência técnica para em equipamentos em garantia que apresentem defeitos de fabricação, desde que cumpram os seguintes requisitos:

Prazo de atendimento:

A Tectrônica estabelece um prazo de 5 dias para o atendimento em garantia, no entanto, pode haver variações em função da disponibilidade das peças em estoque. Devido ao nosso compromisso de utilizar exclusivamente peças originais fornecidas diretamente pelos fabricantes, eventualmente, pode ocorrer um pequeno atraso na entrega dessas peças em virtude de questões relacionadas ao frete, desembaraço aduaneiro, entre outras. Em tais circunstâncias, nossos clientes são informados com antecedência e o caso passa a ser tratado como alta prioridade, embora esses atrasos sejam raros. Como resultado, o prazo de manutenção pode ser estendido além do tempo mencionado, mas fazemos todos os esforços possíveis para minimizar situações como essa.

Envio de Equipamento

Saiba como enviar seu equipamento para conserto dentro ou fora de garantia seguindo os passos abaixo.

Pessoa Física:

Envio pelos correios: Faça uma declaração com nome, endereço, telefone, CPF, RG, descrição do defeito do equipamento, cópia da nota de compra, finalidade do transporte: REMESSA PARA CONSERTO e informe o valor estimado em reais (R$) do equipamento.

ATENÇÃO: O seu produto deve ser enviado por SEDEX ou PAC com SEGURO.

Envio por transportadora: Procure a Secretaria da Receita Estadual em sua cidade e solicite uma nota avulsa. Natureza da Operação - Remessa para conserto.

Pessoa jurídica:

Emitir nota fiscal como Remessa para conserto para o endereço abaixo. Informar nome, telefone, e-mail, endereço e defeito apresentado pelo equipamento. Se for produto de loja/revendedor, informe número de série e número de unidade do equipamento.

Dados do destinatário (ENDEREÇO TECTRÔNICA):

Tectrônica Com. de Comp. Eletrônicos e Serviços Ltda - EPP
R. Carlos Camargo Aranha, 12 - Jd. São Paulo - 02039-090 - São Paulo - SP.
CNPJ: 54.749.767/0001-47 Inscrição Estadual: 148342533116

INFORMAÇÃO ABAIXO SOMENTE PARA PESSOAS JURÍDICAS

CFOP: 5915 (Mercadorias enviadas do estado de São Paulo)
CFOP: 6915 (Mercadorias enviadas de outros estados)

Frete:

Os fretes de envio e de retorno são por conta do proprietário do equipamento.

O frete deve ser pago pelo remetente e na Nota Fiscal deve ser sinalizado FRETE POR CONTA DO EMITENTE. Os equipamentos enviados com Notas Fiscais endereçadas à Pride Music, à Royal Music ou à Tectrônica com FRETE POR CONTA DO DESTINATÁRIO, não serão aceitos.

Em uma eventual necessidade e/ou possibilidade, você pode trazer pessoalmente o seu equipamento para conserto:

Tectrônica: R. Carlos Camargo Aranha, 12 - Jd. São Paulo - 02039-090 - São Paulo - SP. Para mais informação, consulte a sessão Localização.

Alteração de Status do Orçamento

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