Blog

Últimas Novidades

Entendendo melhor como funciona os Sistemas sem Fio.

Igrejas, teatros, shows, eventos corporativos, seja quem for que precise de um sistema sem fio sempre faz a mesma pergunta: Por que não consigo ligar 10 microfones sem fio ao mesmo tempo?

Para respondê-la vamos explicar exatamente como um sistema sem fio funciona, de maneira simples e direta, sem se aprofundar nas matemáticas da engenharia.

Primeiro: vamos falar sobre o nosso espectro de frequência. Tudo que tem uma antena está se comunicando via alguma frequência em Mhz (Megahertz). Portando, se temos muito mais canais de TV, celulares e dispositivos wifi do que antigamente, logo percebemos que temos um problema sério não só no Brasil mas no mundo.

O microfone sem fio precisa de uma frequência pura para gerar a portadora o mais livre possível fazendo o som ser compreensível, sem ruídos ou falhas e, para isso, ele deve ter uma tecnologia boa o suficiente para se esquivar dessas interferências.

Quanto mais simples é esse sistema sem fio, mais será difícil trabalhar com muitos deles no mesmo ambiente. Não é porque ele diz que tem 8 canais, que poderei usar 8 microfones, um para cada canal.

Segundo: os sistemas sem fio mais simples geram intermodulação, que abre outras portadoras menores quando são ligados em quantidades ao mesmo tempo. Explicando com o desenho abaixo, vamos ver o ruído de piso (que é gerado por todos os dispositivos sem fio) a portadora (que é o que faz a comunicação entre o microfone e o receptor) e a intermodulação (que é gerada quando ligamos mais de um sistema de microfone simples).

*Área destinada a bombeiros, polícia, hospitais etc.

Terceiro: cada sistema tem um número de frequências possíveis a serem usadas, chamado de banda. O mais comum é um sistema ter 24MHz para encaixar a sua portadora, se um canal de TV tem 6MHz, não precisamos ser um gênio da matemática para saber que estamos encrencados!

Apesar de existirem sistemas com filtros mais avançados, hoje em dia existe também o sistema linear (aquele que não gera intermodulação). Possibilitando colocar em um pequeno espaço mais portadoras. Veja no exemplo a diferença entre dois microfones ligados não lineares e dois lineares.

Como exemplo prático e real: dois exemplos de sistemas lineares da Shure® é o QLX-D e o ULXD, sendo que o ULX-D consegue colocar até 17 transmissores em um espaço de um canal de TV e em modo de alta densidade permite até 47 transmissores nos mesmos 6MHz. Como os dois são sistemas de transmissão digital, entre outras coisas, tem excelente  qualidade de áudio em uma portadora curta.

Assim como qualquer produto no mercado, os sistemas sem fio ficam mais caros conforme ficam mais modernos, nesse caso, conforme possibilitarem mais sistemas simultâneos. Caso a necessidade seja essa, trabalhar com sistemas lineares é a melhor opção e o investimento será feito uma única vez, com total segurança de que o trabalho será realizado sem nenhuma interferência.

Esperamos que esse artigo tenha não apenas informado, como contribuído para elucidar e acima de tudo abrir portas e derrubar barreiras. E no mais, estamos aqui para empenhados e dar todo suporte necessário para não apenas ajudar a solucionar os eventuais contratempos técnicos entre você e seu equipamento, como também abrir um canal direto e amigável de comunicação. Conte conosco!

Envie-nos sua dúvida no atendimento@tectronica.com.br ou fale conosco através do nosso WhatsApp!

Orçamento

Oferecemos orçamentos rápidos e sem custo, pois sabemos que o seu evento não pode aguardar!

Orçamentos nos menores prazos do mercado:

Compreendemos a importância que seu equipamento tem para o sucesso do seu evento ou show. No entanto, identificar os motivos de um defeito em equipamentos de alta tecnologia pode ser uma tarefa complexa e demorada. Para garantir um conserto rápido e eficiente, nossa equipe de técnicos experientes e treinados pelos fabricantes realiza uma avaliação precisa dentro de um dos prazos mais curtos do mercado. Uma vez aprovado o orçamento, o prazo para concluir o reparo do seu equipamento é curto. Caso opte por não prosseguir com o conserto, pedimos que nos contate por meio de nossos canais e nos informe o motivo da recusa. Pedimos o prazo de um dia útil para fecharmos o equipamento para fazer a devolução.

Orçamento gratuito:

Ao contrário de outras empresas do setor, na Tectrônica não cobramos pela realização do orçamento. É uma honra para nós que você confie em nosso trabalho e, como forma de agradecimento, oferecemos a você a avaliação sem custo. Além disso, dispomos de diversas opções de pagamento, com parcelamentos e prazos que facilitam e se encaixam no seu orçamento. Para enviar seu equipamento para avaliação, basta clicar aqui.

Peças originais em estoque:

A Tectrônica dedica-se exclusivamente à utilização de peças originais e novas importadas diretamente dos fabricantes. É verdade que essa escolha pode aumentar ligeiramente os custos em comparação com fornecedores que utilizam peças remanufaturadas e nacionais. Entretanto, a qualidade e a confiabilidade das peças importadas são incomparáveis, garantindo uma probabilidade ínfima de reincidência de problemas e total compatibilidade com o equipamento em questão.

Garantia

A Tectrônica oferece assistência técnica para em equipamentos em garantia que apresentem defeitos de fabricação, desde que cumpram os seguintes requisitos:

Prazo de atendimento:

A Tectrônica estabelece um prazo de 5 dias para o atendimento em garantia, no entanto, pode haver variações em função da disponibilidade das peças em estoque. Devido ao nosso compromisso de utilizar exclusivamente peças originais fornecidas diretamente pelos fabricantes, eventualmente, pode ocorrer um pequeno atraso na entrega dessas peças em virtude de questões relacionadas ao frete, desembaraço aduaneiro, entre outras. Em tais circunstâncias, nossos clientes são informados com antecedência e o caso passa a ser tratado como alta prioridade, embora esses atrasos sejam raros. Como resultado, o prazo de manutenção pode ser estendido além do tempo mencionado, mas fazemos todos os esforços possíveis para minimizar situações como essa.

Envio de Equipamento

Saiba como enviar seu equipamento para conserto dentro ou fora de garantia seguindo os passos abaixo.

Pessoa Física:

Envio pelos correios: Faça uma declaração com nome, endereço, telefone, CPF, RG, descrição do defeito do equipamento, cópia da nota de compra, finalidade do transporte: REMESSA PARA CONSERTO e informe o valor estimado em reais (R$) do equipamento.

ATENÇÃO: O seu produto deve ser enviado por SEDEX ou PAC com SEGURO.

Envio por transportadora: Procure a Secretaria da Receita Estadual em sua cidade e solicite uma nota avulsa. Natureza da Operação - Remessa para conserto.

Pessoa jurídica:

Emitir nota fiscal como Remessa para conserto para o endereço abaixo. Informar nome, telefone, e-mail, endereço e defeito apresentado pelo equipamento. Se for produto de loja/revendedor, informe número de série e número de unidade do equipamento.

Dados do destinatário (ENDEREÇO TECTRÔNICA):

Tectrônica Com. de Comp. Eletrônicos e Serviços Ltda - EPP
R. Carlos Camargo Aranha, 12 - Jd. São Paulo - 02039-090 - São Paulo - SP.
CNPJ: 54.749.767/0001-47 Inscrição Estadual: 148342533116

INFORMAÇÃO ABAIXO SOMENTE PARA PESSOAS JURÍDICAS

CFOP: 5915 (Mercadorias enviadas do estado de São Paulo)
CFOP: 6915 (Mercadorias enviadas de outros estados)

Frete:

Os fretes de envio e de retorno são por conta do proprietário do equipamento.

O frete deve ser pago pelo remetente e na Nota Fiscal deve ser sinalizado FRETE POR CONTA DO EMITENTE. Os equipamentos enviados com Notas Fiscais endereçadas à Pride Music, à Royal Music ou à Tectrônica com FRETE POR CONTA DO DESTINATÁRIO, não serão aceitos.

Em uma eventual necessidade e/ou possibilidade, você pode trazer pessoalmente o seu equipamento para conserto:

Tectrônica: R. Carlos Camargo Aranha, 12 - Jd. São Paulo - 02039-090 - São Paulo - SP. Para mais informação, consulte a sessão Localização.

Alteração de Status do Orçamento

Status
OS
Maximum file size: 3 GB
Link de Pagamento
Informe o link completo da gerenciadora de pagamento
Código de Rastreio
Descrição do Reparo